sábado, 26 de agosto de 2017

DRE SÃO MIGUEL - CURSO SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 19/08/2017  -  PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 50, DE 15 DE AGOSTO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MIGUEL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: DISCUTIR FUNDAMENTOS, POLÍTICAS E LEIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA; REFLETIR SOBRE CONCEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM QUADROS DE DEFICIÊNCIA, TGD E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; COMPREENDER A DIVERSIDADE COMO CONDIÇÃO ENRIQUECEDORA DOS CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E MOBILIZADORA DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA QUE PERMITA IDENTIFICAR E INTERVIR SOBRE AS DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DAS CRIANÇAS; CRIAR SITUAÇÕES DE REFLEXÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL QUE FAVOREÇAM AVANÇOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; REFLETIR SOBRE CONCEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS.
II - CONTEÚDO: CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE SUSTENTAM A IDEIA DE ESCOLA INCLUSIVA; CONCEITO DAS DEFICIÊNCIAS, TGD (AUTISMO) E ALTAS HABILIDADES E AS IMPLICAÇÕES DIDÁTICO FUNCIONAIS; ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS; CONHECIMENTO SOBRE AS POTENCIALIDADES DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO PARA O ACESSO AO CURRÍCULO; RECURSOS EDUCACIONAIS ESPECÍFICOS PARA A ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE ABRANJAM OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL; REGISTROS; AVALIAÇÃO; PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR.
III - METODOLOGIA: APRESENTAÇÃO EXPOSITIVA: ESCUTA E DIÁLOGO ENTRE OS PARTICIPANTES SOBRE O CONTEXTO DE SEU EDUCANDO NO COTIDIANO ESCOLAR; UTILIZAÇÃO DE TRECHOS DE FILMES E VÍDEOS EDUCATIVOS QUE CONTEXTUALIZAM SITUAÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COMPARTILHANDO AÇÕES INOVADORAS PERTINENTES ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA; ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE CONTEMPLAM O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES REGULARES; OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI), PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DAS EMEIS PERTENCENTES À DRE SÃO MIGUEL QUE POSSUEM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS EM SUAS TURMAS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A: 26/09, 03/10, 10/10 E 17/10/2017 - DAS 08H ÀS 11H
TURMA B: 26/09, 03/10, 10/10 E 17/10/2017 – DAS 13H ÀS 17H
TURMA C: 26/09, 03/10, 10/10 E 17/10/2017 – DAS 19H ÀS 22H
LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO CEFOR - RUA ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, 76 - VILA JACUÍ - SÃO MIGUEL (TURMAS A/B).
DRE - SÃO MIGUEL - AV. NORDESTINA, 747 – VILA AMERICANA (TURMA C).
VII - TOTAL DE VAGAS: 105, SENDO 35 VAGAS POR TURMA.
QUANTIDADE DE TURMAS: 3.
VIII - REGENTES: ANA PAULA MENDES GUARINHO – RF 750.239.7; ELISANGELA DE MELO GEREZ - RF: 747.1416; KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO S SATISFATÓRIO E 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES: SERÁ ENVIADO EMAIL ÀS UNIDADES ESCOLARES INDICANDO O PERÍODO DAS INSCRIÇÕES NO SITE DA DIPED: https://dipedmp.wixsite.com/meusite
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MIGUEL

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