sábado, 26 de agosto de 2017

DRE SÃO MIGUEL - CURSO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO – AUTISMO



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 19/08/2017  -  PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 49, DE 15 DE AGOSTO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SABERES E
PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO – AUTISMO, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: FLEXIBILIZAR A AÇÃO PEDAGÓGICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO DE MODO ADEQUADO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRINCÍPIOS E VALORES; COMPREENDER O CARÁTER DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PROMOVIDAS PELO PROFESSOR; AVALIAR CONTINUAMENTE A EFICÁCIA DO PROCESSO EDUCATIVO PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, AUTISMO/TGD, ATUANDO EM EQUIPE COM OS PROFISSIONAIS DOS APOIOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS; PROPICIAR AOS ALUNOS COM AUTISMO/TGD O ACESSO AO CURRÍCULO E À PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR. APROPRIAR-SE DAS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ADAPTAÇÕES E AVALIAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM AUTISMO/TGD NA SALA DE AULA REGULAR.
II - CONTEÚDO: CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA REDE REGULAR AOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; COMPORTAMENTOS ESTEREOTIPADOS; RECURSOS EDUCACIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ACESSAR O CURRÍCULO: COMUNICAÇÃO, ASPECTOS DA INTERAÇÃO, CONHECIMENTO, AUTONOMIA; PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS; REGISTROS; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR.
III - METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO; LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS; APRESENTAÇÃO EXPOSITIVA; ANÁLISE DE TRECHOS DE FILMES, VÍDEOS EDUCATIVOS QUE CONTEXTUALIZAM SITUAÇÕES DE PESSOAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO, COMPARTILHANDO AÇÕES INOVADORAS PERTINENTES ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA; OFICINA DE RECURSO DE ANTECIPAÇÃO; ORGANIZAÇÃO DE ROTINA, COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DAS EMEFS E EMEFM JURISDICIONADAS NA DRE SÃO MIGUEL, QUE TENHAM ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD/AUTISMO) MATRICULADOS EM SUAS TURMAS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A - 13/09, 20/09, 27/09 E 04/10/2017 – 08H ÀS 11H
TURMA B - 13/09, 20/09, 27/09 E 04/10/2017 – 14H ÀS 17H
TURMA C - 13/09, 20/09, 27/09 E 04/10/2017 – 19H ÀS 22H
LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO CEFOR - R. ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, 76 - VILA JACUÍ - SÃO MIGUEL (TURMAS A/B)
DRE SÃO MIGUEL (TURMA C) - AV. NORDESTINA, 747 – VILA AMERICANA
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES: PALOMA ROBERTA FERMINO – RF. 787.224.1 JANE CRISTINA DE SOUZA – RF. 681.136.1 KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO S (SATISFATÓRIO) E 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES: SERÁ ENVIADO EMAIL ÀS UNIDADES ESCOLARES INDICANDO O PERÍODO DAS INSCRIÇÕES NO SITE DA DIPED: https://dipedmp.wixsite.com/meusite
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MIGUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário