quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CURSO O BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - MÓDULO I



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 22 / 09 /17 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 50, DE 24 DE AGOSTO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - MÓDULO I, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: - POTENCIALIZAR POR MEIO DE JOGOS, BRINCADEIRAS E SUAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS A PRÁTICA DOS EDUCADORES DAS INFÂNCIAS E NO TRABALHO COM OS ADOLESCENTES DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ESTIMULANDO-OS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DO RACIOCÍNIO LÓGICO,  PENSAMENTO REFLEXIVO E CRIATIVIDADE. - FOMENTAR DISCUSSÕES ENTRE OS EDUCADORES SOBRE
TEMPOS, ESPAÇOS E INTERAÇÕES, ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA.
II - CONTEÚDO:
- CONCEITO DE JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRAS; - A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E O BRINCAR; - BRINCADEIRAS ENQUANTO MEIO E COMO FIM EM SI MESMA; - SER CRIANÇA;
- LINGUAGEM SIMBÓLICA/COMUNICAÇÃO INFANTIL, FASES DO DESENVOLVIMENTO;
- FUNÇÕES DA LINGUAGEM INFANTIL; - O GESTO, CULTURA E LINGUAGEM; - ESTEREÓTIPOS: O BRINCAR E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES; - OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS CRIATIVAS.
III - METODOLOGIA: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, INFORMÁTICA, EXPOSIÇÃO DIALOGADA E INTERATIVA, AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE O BRINCAR E PRODUÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS. ESSAS AULAS SERÃO ORGANIZADAS POR MEIO DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS EDUCADORES E OFICINAS ARTICULADAS E SISTEMATIZADAS À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APRESENTADA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO; COORDENADOR PEDAGÓGICO; DIRETOR DE ESCOLA; SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 26/09, 03/10, 10/10 E 17/10/2017, DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL: CEU JAMBEIRO - AV. JOSÉ PINHEIRO BORGES, 60 - JD MORENO - GUAIANASES.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES: DEMIAN RAMOS MARTIN - RF 802.746-3 FERNANDA LOPES DE MORAES - RF 790.809-1
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO S (SATISFATÓRIO) E FREQUÊNCIA DE 100% DA CARGA HORÁRIA PRESENCIAL.
X - INSCRIÇÕES: CADA UNIDADE ESCOLAR FARÁ A INSCRIÇÃO DO PÚBLICO ALVO, NO PERÍODO DE 22 A 25/09/2017, POR MEIO DE LINK QUE SERÁ ENVIADO À EQUIPE GESTORA.
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – GUAIANASES

Nenhum comentário:

Postar um comentário