terça-feira, 12 de setembro de 2017

curso optativo:“Contribuições de Práticas Pedagógicas Inclusivas para o Professor do Ensino Fundamental com o alunoDeficiente Físico”



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 12 / 09 /17 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 729, DE 11 DE SETEMBRO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso optativo:“Contribuições de Práticas Pedagógicas Inclusivas para o Professor do Ensino Fundamental com o alunoDeficiente Físico” , conforme especificações a seguir:
I - OBJETIVO: Ampliar os conhecimentos dos professores do ensino fundamental, com referência às especificidades dos alunos com deficiência física.
II - CONTEÚDO:
1- Paralisia Cerebral - Mielomeningocele: causas e consequências;
2 - Lesão Encefálica Infantil Adquirida - Lesão Medular - Malformações Congênitas e Doenças Neuromusculares: causas e consequências;
3 - Tecnologia Assistiva: recursos que auxiliam o aluno motoramente grave, no seu aprendizado;
4 - Comunicação Alternativa: como instrumento de interação;
5 - Práticas Inclusivas - Situações em sala de aula: o aluno sem grafismo e o aluno sem a fala;
6 - Estratégias de matemática;
7 - Aspectos Psicológicos que interferem na aprendizagem.
III - METODOLOGIA: Exposições dialogadas/debate.
IV - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e os profissionais que atuam como PAAI - Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão e na SME/DIEE - Divisão de Educação Especial.
V - CARGA HORÁRIA: 18 horas presenciais.
VI - CRONOGRAMA:
*DIA: 16/09/2017 das 08h00 às 18h00
- Entrega de material - apresentação do curso;
- Paralisia Cerebral - Mielomeningocele: causas e consequências;
- Lesão Encefálica Infantil Adquirida - Lesão Medular - Malformações Congênitas e Doenças Neuromusculares - causas e consequências;
- Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva: contribuições para o aluno do ensino fundamental;
- CSA: ampliando as possibilidades de comunicação e interação do aluno com grave comprometimento da fala (teoria e prática);
*DIA: 23/09/2017 das 08h00 às 18h00
- Aspectos Psicológicos que interferem na Aprendizagem;
- Orientações para currículo adaptado;
- As dificuldades de alfabetização, da leitura e da escrita e suas relações com a linguagem;
- Estratégias de matemática para crianças com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental.
*LOCAL: AACD - Av. Professor Ascendino Reis, 724 - Vila Clementino, São Paulo/SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 20 vagas.
Quantidade de turmas: 1.
VIII - REGENTES: - Bruna Mello Wojciuk – CPF. 321.011.736-16. - Ana Carolina Silva - CPF. 449.692.012-34. - Adriana Peres – CPF.165.684.778-77. - Gabrielle Aires de Araujo Oliveira – CPF. 275.158.218-41. - Maria Rita Costa de Souza – RF. 677.415-6. - Luciana Zandoná Santana – CPF. 344.713.888-27. - Andrea Haddad Machado – CPF. 250.437.858-02.
IX - CERTIFICAÇÃO: Os participantes serão avaliados pela participação nas atividades propostas e frequência, sendo que o participante deverá obter conceito satisfatório (“S”) e 100% de frequência.
X - INSCRIÇÕES: As inscrições acontecem das 09h00 do dia 13 às 17h00 do dia 14/09/2017 ou até que se esgotem as vagas através do link: https://goo.gl/forms/uXPA3I98ppInD1II3
XI - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/AACD.

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