sábado, 11 de novembro de 2017

CURSO DIÁLOGOS SOBRE A EQUIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 10 / 11 /17 – PÁGINA 36
COMUNICADO Nº 96, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SANTO AMARO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS SOBRE A EQUIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: - AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS CURSISTAS DE QUE A SOCIEDADE É FORMADA POR PESSOAS QUE PERTENCEM A GRUPOS ÉTNICO-RACIAIS DISTINTOS, QUE POSSUEM CULTURAS E HISTÓRIAS PRÓPRIAS, IGUALMENTE VALIOSAS E QUE EM CONJUNTO CONSTROEM, NA NAÇÃO BRASILEIRA, SUA HISTÓRIA; - INCENTIVAR A BUSCA DO CONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS, DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E DOS POVOS INDÍGENAS NA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL BRASILEIRA; - INCENTIVAR A SUPERAÇÃO DA INDIFERENÇA, INJUSTIÇA E DESQUALIFICAÇÃO A QUE ALGUNS SEGMENTOS DA POPULAÇÃO SÃO SUBMETIDOS EM FUNÇÃO DO PRECONCEITO E DE ATITUDES RACISTAS PRESENTES NAS ESCOLAS; - CONTRIBUIR PARA O COMBATE AO PRECONCEITO E AO RACISMO, EVIDENCIANDO AS CONEXÕES ENTRE CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO; - VALORIZAR E RECONHECER A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DO ENFRENTAMENTO ESTRATÉGICO DE CULTURAS E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS E RACISTAS INSTITUCIONALIZADAS, PRESENTES NO COTIDIANO DAS ESCOLAS E NO SISTEMA DE ENSINO QUE EXCLUEM E PENALIZAM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS NEGROS E INDÍGENAS.
II - CONTEÚDO: - POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: ASPECTOS LINGUÍSTICOS, DEMOGRÁFICOS E CULTURAIS; - A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NOS CECIS DA CIDADE DE SÃO PAULO, ESPECIALMENTE DA REGIÃO SUL . - A INVISIBILIDADE, VISIBILIDADE E IMAGENS DISTORCIDAS DA PESSOA E DA COMUNIDADE NEGRA, QUER NA EDUCAÇÃO, QUER NA MÍDIA; - RELEVÂNCIA DO PAPEL DOS EDUCADORES E EDUCADORAS NA CONSTRUÇÃO POSITIVA DA AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS E JOVENS NEGROS E INDÍGENAS;
III - METODOLOGIA: PALESTRAS, LEITURA DE TEXTOS , VÍDEOS PERTINENTES AO CONTEÚDO, ABERTURA PARA QUESTIONAMENTOS, INTERAÇÃO DIALÓGICA, INTERCALADOS COM MOMENTOS DE ESTUDOS E REFLEXÃO. PROPOMOS TAMBÉM MOMENTOS DE PROBLEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES–CURSISTAS PARA APROXIMAR A FORMAÇÃO DAS PRÁTICAS
NAS U.ES.
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENS.FUND. II E MÉDIO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA: 27/11 , 29/11 E 30/11/2017, DAS 19H ÀS 23 H.
LOCAL: AUDITÓRIO/DRE - SANTO AMARO.
RUA ABELARDO VERGUEIRO CÉSAR, 370 - VILA ALEXANDRIA – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES: SANDRA MARIA FABIANO DE ALMEIDA – RF. 600.003.7 CLAUDIANA ALVES DE LIMA – RF. 722.757.4 ALINE ALCÂNTARA VALENTINI – CPF. 214.376.478-20 OSWALDO FAUSTINO – CPF. 859.312.058-59 EDNA FERREIRA - CPF. 064.541.928-14
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O CURSISTA QUE OBTIVER 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO.
X - INSCRIÇÕES: DIAS 22 E 23/11/2017, POR MEIO DO LINK: https://goo.gl/forms/AnaPjd4xaHD3i54X2
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SANTO AMARO.

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