sábado, 25 de novembro de 2017

CURSO HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25 / 11 /17 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 74, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: DISCUTIR SOBRE POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA O TRABALHO NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II.
II - CONTEÚDO: OS TEXTOS LEGAIS (LEIS 10.639/03 E 11.645/08); IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NO MUNDO OCIDENTAL. A DIVERSIDADE DAS SOCIEDADES AFRICANAS; A ANTERIORIDADE AFRICANA. A ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE. A ÁFRICA COMO BERÇO DE CIVILIZAÇÕES. O PERÍODO FORMATIVO DAS SOCIEDADES AFRICANAS. A COSMOVISÃO AFRICANA; AS SOCIEDADES TRADICIONAIS AFRICANAS. AS PRIMEIRAS GRANDES CIVILIZAÇÕES AFRICANAS; O PODER NAS SOCIEDADES AFRICANAS TRADICIONAIS; A ANTIGUIDADE NEOCLÁSSICA AFRICANA: IMPÉRIOS E REINOS AFRICANOS. AS RELIGIÕES AFRICANAS E DE MATRIZ AFRICANA.
III - METODOLOGIA: DISCUSSÕES POR MEIO DE ANÁLISE E ESTUDO DE TEXTOS QUE ABORDEM A TEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS COLABORATIVOS DURANTE OS ENCONTROS FORMATIVOS QUE VISEM O LEVANTAMENTO DE IDEIAS E PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS NA ESCOLA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO (COM PRIORIDADE PARA OS REGENTES DA DRE PJ DAS ÁREAS DE ARTES, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA.)
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
30/11/2017; 07/12; 13/12 E 14/12/2017.
HORÁRIO: DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE PJ - RUA AURÉLIA, 996 – VILA ROMANA – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50.
QUANTIDADE DE TURMAS: 01
VIII - REGENTE: MARCELO FONTANA – RF. 638.559.1
IX - CERTIFICAÇÃO:FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO
X - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS VIA E-MAIL PARA A DIPED POR ORDEM DE CHEGADA, CONFORME CIRCULAR ENVIADA AS UNIDADES ESCOLARES. SMEDREPIRITUBAPED@SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário