sexta-feira, 13 de abril de 2018

CURSO MATA ATLÂNTICA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13 / 04 /18 – PÁGINA 35
COMUNICADO Nº 366, DE 12 DE ABRIL DE 2018. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - DIEFEM, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO MATA ATLÂNTICA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS: FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: -PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RME, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DO TRABALHO COM METODOLOGIA DE PROJETOS. -INTEGRAR E AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS NAS UES, TENDO O ESPAÇO DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
II - CONTEÚDO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - ETAPA I (1º SEMESTRE) -O PROGRAMA ZOOESCOLA E A FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO DA CIDADE EDUCADORA; -A MATA ATLÂNTICA E SUA BIODIVERSIDADE: ASPECTOS GERAIS, AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO; -A TEMÁTICA - DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NO CONTEXTO DA MATA ATLÂNTICA; -EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS E VERTENTES; -ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS; -ESTUDOS DO MEIO: TRILHA INTERPRETATIVA NA MATA, VISITA MONITORADA AO PARQUE E A ESPAÇOS EDUCADORES DO ZOOLÓGICO. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - ETAPA II (2º SEMESTRE) -ELABORAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS; -CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS SOBRE TEMÁTICAS AMBIENTAIS; -AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL; -ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS; -COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS: DESAFIOS E CONQUISTAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS NAS ESCOLAS.
III - METODOLOGIA: O PROGRAMA ZOOESCOLA CONSISTE EM DUAS ETAPAS PRINCIPAIS: - ETAPA I: FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS PROFESSORES - PALESTRAS, DEBATES, DINÂMICAS DE GRUPO, ESTUDOS DO MEIO, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E ESTUDOS DE CASO. - ETAPA II:DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS NAS ESCOLAS E A REALIZAÇÃO OPCIONAL DE UMA VISITA MONITORADA AO ZOOLÓGICO COM UM GRUPO DE ATÉ 40 ALUNOS ENTRE OS MESES DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2018, CONFORME PROGRAMAÇÃO DO ZOOLÓGICO A SER DISPONIBILIZADA AO FINAL DA PRIMEIRA ETAPA.
IV - PÚBLICO ALVO: DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 45 HORAS, SENDO 41HORAS PRESENCIAIS E 4 HORAS NÃO PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA: ETAPA I (1º SEMESTRE): 24 HORAS PRESENCIAIS, CONFORME SEGUE: 28/04, 12/05, 26/05 E 09/06/2018 - DAS 09H ÀS 15H OS ENCONTROS SERÃO REALIZADOS NA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO. ETAPA II (2º SEMESTRE): 17 HORAS PRESENCIAIS E 4 HORAS NÃO PRESENCIAIS, TOTALIZANDO 21 HORAS, DISTRIBUÍDAS CONFORME SEGUE: 23/06, 11/08 E 15/09/2018 - DAS 09H ÀS 13H 27/10/2018 - DAS 09H ÀS 14H OS ENCONTROS PRESENCIAIS SERÃO REALIZADOS NA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO. CARGA HORÁRIA NÃO PRESENCIAL: 4 HORAS - ELABORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO E RELATÓRIO FINAL.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 QUANTIDADE DE TURMAS: 1
VIII - REGENTES: KÁTIA GISELE DE OLIVEIRA RANCURA, CPF: 291.940.118-18
IX- CERTIFICAÇÃO: FREQUÊNCIA DE 75% NAS AULAS PRESENCIAIS, CONCEITO SATISFATÓRIO, ENTREGA DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO E RELATÓRIO FINAL.
X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO NO DOC E ENCERRAMENTO NO DIA 22/04/2018. OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER PELO LINK https://goo.gl/forms/1afjjByhJpLRU0p73  OBS: TODOS OS PARTICIPANTES DEVERÃO APRESENTAR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA PARA TEREM EFETIVADAS SUAS INSCRIÇÕES NO CURSO.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO HOMOLOGADO SOB O NÚMERO 18005

Nenhum comentário:

Postar um comentário