quinta-feira, 26 de abril de 2018

CURSO: OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DOS ESTUDANTES EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS: ADOLESCÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26 / 04 /18 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 08, DE 19 DE MARÇO DE 2018. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO: OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DOS ESTUDANTES EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS: ADOLESCÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: 1. DISCUTIR, REFLETIR E CONSTRUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM, MOBILIZANDO RECURSOS E ESTRATÉGIAS QUE RESPEITEM A DIVERSIDADE HUMANA, CONSIDERANDO E VALORIZANDO A HETEROGENEIDADE E AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS SUJEITOS. 2. AMPLIAR E DISCUTIR A RELAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR E O ANALFABETISMO ANALISANDO AS DETERMINAÇÕES INTELECTUAIS, FAMILIARES, SOCIOECONÔMICAS ENTRE OUTROS FATORES. 3. EXPANDIR O OLHAR E A REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS SITUAÇÕES DE NÃO APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR ADOLESCENTES E JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR.
II - CONTEÚDO: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: TEMPOS E ESPAÇOS; ADOLESCÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS E O ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS; A EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO SOCIAL; A ESCOLA E A ARTICULAÇÃO COM DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA/JUVENTUDE; ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E SUBJETIVAÇÃO: A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO.
III - METODOLOGIA: CÍRCULO DE DEBATES, ATIVIDADES EM PEQUENOS GRUPOS E A REALIZAÇÃO DE REGISTROS ESCRITOS A PARTIR DAS REFLEXÕES E SABERES COMPARTILHADOS COM SUPORTES TEXTUAIS E AUDIOVISUAIS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM REGÊNCIA NO CICLO INTERDISCIPLINAR, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, EM REGÊNCIA NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, COORDENADOR PEDAGÓGICO EM EXERCÍCIO NAS UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ. SERÁ CONTEMPLADO PRIORITARIAMENTE UM REPRESENTANTE POR UNIDADE EDUCACIONAL.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA: DATAS: 10/05, 17/05, 24/05, 07/06 E 14/06/2018. HORÁRIO: DAS 18H30 ÀS 22H30 LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE BUTANTÃ - RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 - JARDIM BONFIGLIOLI
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS QUANTIDADE DE TURMAS: 1
VIII - REGENTES: JANAINA PEREIRA DA SILVA FRIGATO, RF. 771500.5/1 E WASHINGTON JOSÉ OLIVEIRA DA FONSECA, RF. 743.943.1/1
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% NOS ENCONTROS, ELABORAÇÃO DAS SÍNTESES REFLEXIVAS E CONCEITO SATISFATÓRIO.
X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DA DATA DA PUBLICAÇÃO. O LINK SERÁ ENVIADO PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS.
XI- ÁREA PROMOTORA: DRE BUTANTÃ CURSO HOMOLOGADO SOB O NÚMERO 18071

Nenhum comentário:

Postar um comentário