sexta-feira, 13 de abril de 2018

EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA





EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge
Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva
Seminário na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com SME e outras Secretarias.
Objetivos: possibilitar um espaço de apresentação e troca de experiências exitosas de Educação Integral e sua importância para a formação para a Cidadania; discutir a respeito das dificuldades encontradas no processo dessa construção pedagógica; refletir sobre os desafios implicados na construção de uma proposta de Educação Integral na cidade de São Paulo.
Público-alvo: Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Assistente de Direção, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor Orientador de Sala de Leitura, Professor Orientador de Informática Educativa, Assistente Técnico Educacional
Vagas: 160
Carga horária: 8 horas
Critério para certificação: 100% de presença

27 de abril – das 9h às 18h

Sala Sérgio Vieira de Mello

Inscrições: a partir de 17 de abril às 15h

Márcia Covelo Harmbach – Formada em Letras – licenciada em Português  e Pedagogia pela PUC –  Psicopedagogia pela PUC-SP. Iniciou a docência com Educação de Adultos, Fundamental I e II, mas seu encantamento deu-se pela Educação Infantil. Atualmente é diretora da EMEI  Dona Leopoldina e nesses 6 anos compartilhou  com a equipe as seguintes premiações: “Escola: Lugar de Brincadeira, cultura e diversidade”, “2º Prêmio Nacional de projetos com Participação Infantil”, “Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando o mundo”, “Prêmio Territórios Educativos 2016 e 2017”, “7º Prêmio de Educação para o trânsito”, “10º Prêmio Paulo Freire”, “11º Prêmio Paulo Freire” (Menção Honrosa) e em 2018 “Nosso projeto: Casa na árvore” será exposto na “Bienal da Espanha: Construções Infantis”. Coordena grupos de formação de conselheiros mirins e pais.
Beatriz Garcia Costa – Formada em Letras – bacharel em Linguística e licenciada em Português – pela FFLCH-USP, e em Pedagogia pela Uninove além da Habilitação Específica de Segundo Grau para o Magistério, onde nasceu sua paixão pela Educação Infantil. Professora na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2002, sempre optou pela Educação Infantil, atuando também como Coordenadora Pedagógica nos anos de 2014, 2016 e 2017.
 Simone Cavalcante Silva Oliveira – Formada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles e pós-graduada em Educação Especial pela UNESP, além da Habilitação Específica de Segundo Grau para o Magistério. Ingressou na rede pública municipal em 2002, atuando como professora de Educação Infantil, sua grande paixão. Desde 2012, em parceria com a Diretora Marcia Covelo Harmback, desenvolve o Projeto Viveiros de Infância, atuando como Assistente de Diretor.
Franciele Busico Lima – Mestra em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1998) e graduação em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela FAAP (1992). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002.  É coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de ensino de São Paulo, no Centro de Educação Infantil do CEU Vila Atlântica. Atualmente está designada como Diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I . Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá.
Cristiane Maria Coutinho Fialho – Licenciada em Língua Portuguesa, trabalha com EJA desde 2005, professora de Língua Portuguesa do Cieja Perus I, atuou como Coordenadora de Ensino fundamental I e II por três anos na rede estadual de ensino.
Anna Cecilia Koebcke de Magalhães Couto Simões – Mestre em Educação, Política e Administração Educacional – UERJ. Formada em Direito e Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação Institucional- Faculdade de Educação USP. Professora da EMEF Desembargador Amorim Lima. Supervisora Escolar da Diretoria Regional de Educação do Butantã. Membro do Fórum  Municipal de Educação. Membro do Fórum Municipal de Educação Integral. Membro da Executiva do CRECE Municipal. Membro da EMASP- Formadora de Educação em Direitos Humanos. Defensora Pública Popular dos Direitos das Crianças e Adolescentes- Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Mariana Fernandes Pinto – Professora na EMEI Gabriel Prestes desde 2003. Habilitada ao Magistério em curso técnico, licenciada e bacharel em Geografia pela FFLCH-USP, licenciada em Pedagogia pela FEUSP.
Vanessa de Oliveira Santos – Professora da EMEI Gabriel Prestes desde 2010. Habilitada ao Magisterio pelo Cefam, licenciada em Pedagogia pela FEUSP, pós graduada em Gestão Escolar pelo Senac.
Edna Conceição Monteiro – Pedagoga pela UNG-Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP-Faculdade Armando Álvares Penteado – SP  e pós-graduada em Educação EAD pela PUC/SP-Pontífice Universidade Católica de São Paulo. Discente do curso “Docência para o Ensino Superior” pela Faculdade Estácio de Sá – SP. É Professora de Educação Infantil na rede pública de Ensino Municipal de São Paulo desde 2008, tendo lecionado na Educação Básica modalidades CEI, EJA, Ensino Fundamental I e Educação Infantil.  Professora efetiva na EMEI GABRIEL PRESTES há 6 anos, onde conduz o projeto “Exploradores da Cidade” com fundamentos nos princípios da Cidade Educadora. No último ano implantou a experiência na EMEI DOM PEDRO I, onde coletou excelentes evidências sobre a eficácia do trabalho no território da Cidade de São Paulo com o apoio da comunidade e coletivos culturais.
Valquiria Lima de Souza – Professora de Educação Infantil e Fundamental I desde 1998. Pedagoga formada pela Faculdade Paulista São José. Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona na EMEI Gabriel Prestes desde 2010, é uma das professoras pioneiras na implantação do projeto dos cantos brincantes na sala,  participando atualmente do experimento de acompanhar a mesma turma nos dois anos que passam pela escola. Empenhada na proposta de desenvolver a educação integral da criança, mesmo que em tempo parcial na unidade.
Agda Sardemberg – Psicóloga formada e licenciada pela USP- SP, é articuladora institucional da Associação Cidade Escola Aprendiz, já tendo coordenado a área de programas da organização. Especialista em psicologia escolar, atua há mais de dezoito anos na área da educação. Coordenou a implantação de projetos de assessoria a secretarias de Educação em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Sorocaba, na perspectiva da Educação Integral e do Bairro-escola. Coordenou a recente publicação “Educação Integral nas Infâncias – Pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos” e é uma das organizadoras do livro “Trilhas da Cidadania, Educação e Refúgio na Cidade”. É autora de diversos artigos relacionados a metodologias de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Integral. Foi responsável pela sistematização das tecnologias sociais: “Trilhas Educativas” e “Avaliação Contínua da Aprendizagem”, reconhecidas pelo MEC como “potenciais para a promoção da qualidade da educação e consolidação do direito de aprender na perspectiva da Educação Integral e da articulação da escola com seu território”.
Valéria Marques Mendes – Pedagoga, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Professora de Educação Infantil há 15 anos na rede municipal. Formadora de professores e professoras.

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