sábado, 24 de junho de 2017

CURSO GESTÃO DAS APRENDIZAGENS A DIVERSIDADE EM FOCO



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 24/06/2017  -  PÁGINA 44

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES.
COMUNICADO Nº 27, DE 22 DE JUNHO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DREGUAIANASES, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO GESTÃO DAS APRENDIZAGENS A DIVERSIDADE EM FOCO, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: PROMOVER O FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR, ENQUANTO INTERLOCUTORA E ARTICULADORA DO CURRÍCULO EM SUAS RESPECTIVAS UNIDADES ESCOLARES, NOS ASPECTOS CONCEITUAIS E NAS PRÁTICAS CONSTITUÍDAS DE RESPEITO À DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA A APRENDIZAGEM.
II - CONTEÚDO: O QUE É UMA ESCOLA INCLUSIVA?; A DIVERSIDADE COMO APRENDIZADO PARA TODOS; CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO QUE CONSIDERE A DIVERSIDADE E PROMOVA A APRENDIZAGEM; PLANOS DE AÇÃO.
III - METODOLOGIA: ENCONTROS PRESENCIAIS PAUTADOS NA DIALOGICIDADE, PROBLEMATIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DAS UNIDADES RELACIONADAS À DIVERSIDADE E INCLUSÃO, COM RODAS DE CONVERSA, RELATOS DE PRÁTICAS E PLENÁRIAS, ALÉM DE EXPERIÊNCIAS DOS EDUCADORES E ESTUDOS DE CASOS À LUZ DOS PRINCÍPIOS LEGAIS E DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS.
IV - PÚBLICO ALVO:  DIRETOR OU ASSISTENTE DE DIRETOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS SEGUINTES UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE DIRETA: CEI CIDADE TIRADENTES, CEI CONJUNTO PRESTES MAIA, EMEI ADONIRAN BARBOSA, EMEI DORACI DOS SANTOS RAMOS PROFª, EMEFM OSWALDO ARANHA BANDEIRA DE MELLO, CEI JOAQUIM GOUVEIA FRANCO JUNIOR VER., EMEI RODRIGUES DE ABREU, EMEI HELENA LOPES SANTANA DA SILVA PROFª, EMEF 25 DE JANEIRO, EMEF IDEMIA DE GODOY, PROFª, CEI INÁCIO MONTEIRO, CEI MARIA CONCEIÇÃO MONTEIRO AYRES PROFª.,  EMEI OLGA BENÁRIO PRESTES, EMEF LUIS CARLOS PRESTES, SEN., EMEF ALEXANDRE VANNUCHI LEME, CEI CEU JOSELY MARIA CARDOSO BENTO, PROFª., EMEI TOMAS GALHARDO, EMEI CEU INÁCIO MONTEIRO, EMEF MARIA APARECIDA MAGNANELLI FERNANDES, PROFª., EMEF CEU INÁCIO MONTEIRO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL:  12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA: 
DATAS: 04/07, 06/09, 07/11/2017,
HORÁRIOS: TURMAS I E II: 8H ÀS 12H E TURMA III: 13H ÀS 17H.
TURMA I:  CEI CIDADE TIRADENTES, CEI CONJUNTO PRESTES MAIA, EMEI ADONIRAN BARBOSA, EMEI DORACI DOS SANTOS RAMOS PROFª, EMEFM OSWALDO ARANHA BANDEIRA DE MELLO, CEI JOAQUIM GOUVEIA FRANCO JUNIOR VER., EMEF MARIA APARECIDA MAGNANELLI FERNANDES, PROFª, EMEI RODRIGUES DE ABREU.
LOCAL: SALA DA UAB DO CEU ÁGUA AZUL
TURMA II: EMEI HELENA LOPES SANTANA DA SILVA PROFª, EMEF 25 DE JANEIRO, EMEF IDEMIA DE GODOY, PROFª, CEI INÁCIO MONTEIRO, CEI MARIA CONCEIÇÃO MONTEIRO AYRES PROFª., EMEF ALEXANDRE VANNUCHI LEME.
LOCAL: SALA DA BIBLIOTECA DO CEU ÁGUA AZUL
TURMA III : EMEI OLGA BENÁRIO PRESTES, CEI CEU JOSELY MARIA CARDOSO BENTO, PROFª., EMEI TOMAS GALHARDO, EMEI CEU INÁCIO MONTEIRO, EMEF LUIS CARLOS PRESTES, SEN. , EMEF CEU INÁCIO MONTEIRO.
LOCAL: SALA DA UAB DO CEU ÁGUA AZUL
LOCAL DOS ENCONTROS: CEU ÁGUA AZUL – AV. DOS METALÚRGICOS, 1262 – CIDADE TIRADENTES – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS:  60, SENDO 20 VAGAS POR TURMA.
QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES:  CONCEIÇÃO DE MARIA E SOUSA - RF 744.066-9, ELIZETE DA SILVA COSTA ROMERO - RF. 612.888-2 E SUELI BARÃO ROCHA DE SOUZA - RF576.468-8.
IX - CERTIFICAÇÃO:  FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO, OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO.
X - INSCRIÇÕES:  SERÃO REALIZADAS NOS DIAS 28 E 29/06/2017, POR MEIO DO E-MAIL: smedreguaianasesadm@prefeitura.sp.gov.br  CONTENDO: NOME COMPLETO DO PARTICIPANTE, RF COM VÍNCULO, CARGO, NOME DA UNIDADE DE LOTAÇÃO/ UNIDADE EM EXERCÍCIO E INDICAÇÃO DE TURMA.
XI - ÁREA PROMOTORA:  DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES.

CURSO O REGISTRO DOCENTE E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 24/06/2017  -  PÁGINA 42

COMUNICADO Nº 30, DE 23 DE JUNHO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O REGISTRO DOCENTE E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS:  DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DOCENTE COMO REFLEXÃO DA PRÁXIS; IDENTIFICAR A INTERVENÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE OS REGISTROS DOCENTES; ELENCAR TIPOS DE REGISTROS QUE POTENCIALIZEM O OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, QUE CORROBORE COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.
II - CONTEÚDO:
PEDAGOGIA DA INFÂNCIA; O REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; A UTILIZAÇÃO DO REGISTRO NAS DIFERENTES LINGUAGENS; DIFERENTES FORMAS DE REGISTRO UTILIZADOS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
III - METODOLOGIA: LEITURA DE TEXTOS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO; DISCUSSÃO EM GRUPOS; RELATOS DE PRÁTICA; ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTRO E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS QUE VISAM A MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE CONSOLIDANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS; USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS.
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES DE ESCOLAS QUE ATUEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE DIRETA DA DRE PIRITUBA/JARAGUÁ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 28/07, 26/08, 29/09, 27/10  E 24/11/2017.
TURMA 1: HORÁRIO DAS 8H ÀS 12H,
TURMA 2: HORÁRIO DAS 13H ÀS 17H.
LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE PIRITUBA /JARAGUÁ - RUA AURÉLIA, 996 - VILA ROMANA.

VII - TOTAL DE VAGAS: 100, SENDO 50 VAGAS POR TURMA.
QUANTIDADE DE TURMAS: 2.
VIII - REGENTES: MÔNICA GERDULLO SASSI - RF.776.114-7 E DAISE TOMAZIN BARBOSA – RF.597.092-0.
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO.
X - INSCRIÇÕES:  DEVERÃO SER ENCAMINHADAS PARA O EMAIL: msassi@prefeitura.sp.gov.br   CONTENDO NOME COMPLETO, RF, CPF, CARGO, UNIDADE DE LOTAÇÃO/EXERCÍCIO, NO PERÍODO DE 17/07 A 28/7/2017.
XI - ÁREA PROMOTORA: DRE PIRITUBA/JARAGUÁ

CURSO A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA; LEGITIMADA PELA LEI N.º 10.639/03



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 24/06/2017  -  PÁGINA 41

COMUNICADO Nº 08, DE 06 DE JUNHO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE IPIRANGA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA; LEGITIMADA PELA LEI N.º 10.639/03, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: SUBSIDIAR GESTORES E DOCENTES NO CONHECIMENTO E APROFUNDAMENTO DE ASPECTOS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA ABORDADOS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES; EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL, ABORDAR CONCEITOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALÉM DE PROPICIAR SITUAÇÕES DE ESCUTA E INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS PARTICIPANTES.
II - CONTEÚDO: RETOMADA DAS LEIS N.º10.639/03 E 11.645/08, RESGATE DOS CONCEITOS DE ETNIA, RAÇA (SOCIAL E BIOLÓGICA), FENÓTIPO E GENÓTIPO. WORKSHOP DE SONORIDADE E INSTRUMENTOS DE ORIGEM AFRICANA - ABORDAR A DIÁSPORA AFRICANA COMO FORMA DE COMPREENDER A DIVERSIDADE CULTURAL DESSE CONTINENTE, ASSIM COMO ENFÁTIZAR A INTERCULTURALIDADE PRODUZIDA PELAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL. BREVE APRESENTAÇÃO E COMPARAÇÃO DO PANTEÃO GREGO ROMANO E EGÍPCIO. FOCO NA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA DE CULTO AOS ORIXÁS E NOS MODOS DE SER E DE VIVER DOS POVOS/ETNIAS QUE TEM ESSA RELIGIÃO COMO PARTE DE SUA CULTURA E A CONTRIBUIÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
III - METODOLOGIA:  DIALÓGICA, PRIVILEGIANDO A VIVÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO DE PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS, ALÉM DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES ACERCA DA TEMÁTICA SISTEMATIZADA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS.
IV - PÚBLICO ALVO:  COORD. PEDAGÓGICO, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENS. FUND. II E MÉDIO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
DIAS: 26/07, 02/08, 08/08 E 18/08/2017, DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE IPIRANGA - RUA LEANDRO DUPRET, 525 – VILA CLEMENTINO – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS:  40.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES:  IRAÍDE SILVA RIBEIRO DOS SANTOS – RF. 732.623-8 E ANDERSON ACIOLI MACHADO – RF. 791.378-8.
IX - CERTIFICAÇÃO:  FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES:  DE 26/06 A 30/06/2017, POR MEIO DO LINK:
XI – ÁREA PROPOMOTORA:  DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO IPIRANGA