terça-feira, 28 de novembro de 2017

COMO DESENVOLVER PROJETOS VOLTADOS PARA O RESGATE DA MEMÓRIA DE JOVENS E ADULTOS



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28 / 11 /17 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 59, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO COMO DESENVOLVER PROJETOS VOLTADOS PARA O RESGATE DA MEMÓRIA DE JOVENS E ADULTOS, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: - FUNDAMENTAR CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS. - REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE PROJETOS. - SUBSIDIAR A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS A REGISTROS DA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES E SUAS MEMÓRIAS.
II - CONTEÚDO: - GESTÃO DE PROJETOS E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA; - PRÁTICAS E VIVÊNCIAS DE PROJETOS; - FOTOGRAFIA E MEMÓRIA; - HISTÓRIA ORAL.
III - METODOLOGIA: FORMAÇÃO PRESENCIAL PAUTADA NA ESCUTA E NA DIALOGICIDADE, NA PROBLEMATIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE (AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO) FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA NAS PRÁTICAS DOCENTES E O DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO PRODUZIDO E O CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 02/12, 09/12 E 16/12/2017, DAS 09H ÀS 13H.
LOCAL: SALA DE FORMAÇÃO - DIPED / DRE GUAIANASES.
RUA JOÃO DOS REIS, 04 - VILA PRINCESA ISABEL – GUAIANASES – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 40.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES: TANIA REGINA DA SILVA – RF. 600.121.1 DANIEL D’ANDREA – CPF. 077.616.378-73
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO.
X - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS VIA E-MAIL POR ORDEM DE CHEGADA, CONFORME CIRCULAR ENVIADA ÀS UNIDADES ESCOLARES.
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES.

sábado, 25 de novembro de 2017

EVENTO DIÁLOGOS SOBRE A INFÂNCIA



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25 / 11 /17 – PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 65, DE 20 DE OUTUBRO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO  DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO EVENTO DIÁLOGOS SOBRE A INFÂNCIA, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: APROFUNDAR A DISCUSSÃO DO REGISTRO COMO UMA CONDIÇÃO DIDÁTICA DO FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR PARA A AUTORIA DAS CRIANÇAS E A HISTORICIZAÇÃO DO PERCURSO CRIATIVO INFANTIL; ABORDAR A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA IMPRESCINDÍVEL À ESCUTA E AO PROTAGONISMO INFANTIL.
II - CONTEÚDO: AVALIAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - ESCUTA E PROTAGONISMO INFANTIL.
III - METODOLOGIA: PRESENCIAL; SEMINÁRIO - EXPOSIÇÃO DIALOGADA PELAS CONVIDADAS.
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I E SUPERVISOR ESCOLAR DA DRE SÃO MATEUS, COORD. PEDAGÓGICO TITULAR E DESIGNADO E DIRETOR DE ESCOLA TITULAR E DESIGNADO EM EXERCÍCIO NOS CEIS E EMEIS DA DRE SÃO MATEUS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 08 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
DIA: 28/11/2017, DAS 08H ÀS 12H – CEU SÃO MATEUS.
LOCAL: RUA CURUMATIM, 201 – PQ BOA ESPERANÇA – SP.
DIA: 07/12/2017, DAS 14H ÀS 18H - CEU SAPOPEMBA.
LOCAL: RUA MANOEL QUIRINO DE MATTOS, S/N - JARDIM SAPOPEMBA - SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 168.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES: ANA LUCIA BORGES - CPF: 131.510.318-46 JOSIANE DEL CORSO - CPF: 100.410.748-07 SIMONE SOBRAL ROCHA - CPF: 278.578.708-03
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 100% DE FREQUÊNCIA NOS DOIS DIAS DO EVENTO.
X - INSCRIÇÕES: GOOGLE DRIVE http://bit.ly/2AVGz31 , A PARTIR DA PUBLICAÇÃO EM DOC ATÉ O ENCERRAMENTO DAS VAGAS. OS CONTEMPLADOS SERÃO INFORMADOS POR E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO.
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS/DIPED. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS

CURSO HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25 / 11 /17 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 74, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: DISCUTIR SOBRE POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA O TRABALHO NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II.
II - CONTEÚDO: OS TEXTOS LEGAIS (LEIS 10.639/03 E 11.645/08); IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NO MUNDO OCIDENTAL. A DIVERSIDADE DAS SOCIEDADES AFRICANAS; A ANTERIORIDADE AFRICANA. A ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE. A ÁFRICA COMO BERÇO DE CIVILIZAÇÕES. O PERÍODO FORMATIVO DAS SOCIEDADES AFRICANAS. A COSMOVISÃO AFRICANA; AS SOCIEDADES TRADICIONAIS AFRICANAS. AS PRIMEIRAS GRANDES CIVILIZAÇÕES AFRICANAS; O PODER NAS SOCIEDADES AFRICANAS TRADICIONAIS; A ANTIGUIDADE NEOCLÁSSICA AFRICANA: IMPÉRIOS E REINOS AFRICANOS. AS RELIGIÕES AFRICANAS E DE MATRIZ AFRICANA.
III - METODOLOGIA: DISCUSSÕES POR MEIO DE ANÁLISE E ESTUDO DE TEXTOS QUE ABORDEM A TEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS COLABORATIVOS DURANTE OS ENCONTROS FORMATIVOS QUE VISEM O LEVANTAMENTO DE IDEIAS E PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS NA ESCOLA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO (COM PRIORIDADE PARA OS REGENTES DA DRE PJ DAS ÁREAS DE ARTES, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA.)
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
30/11/2017; 07/12; 13/12 E 14/12/2017.
HORÁRIO: DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE PJ - RUA AURÉLIA, 996 – VILA ROMANA – SP.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50.
QUANTIDADE DE TURMAS: 01
VIII - REGENTE: MARCELO FONTANA – RF. 638.559.1
IX - CERTIFICAÇÃO:FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO
X - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS VIA E-MAIL PARA A DIPED POR ORDEM DE CHEGADA, CONFORME CIRCULAR ENVIADA AS UNIDADES ESCOLARES. SMEDREPIRITUBAPED@SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ.