terça-feira, 23 de maio de 2017

DRE SÃO MIGUEL: CURSO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 23/05/2017  -  PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 27, DE 18 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE SÃO MIGUEL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO AUTISMO, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: FLEXIBILIZAR A AÇÃO PEDAGÓGICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO DE MODO ADEQUADO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRINCÍPIOS E VALORES; COMPREENDER O CARÁTER DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PROMOVIDAS PELO PROFESSOR; AVALIAR CONTINUAMENTE A EFICÁCIA DO PROCESSO EDUCATIVO PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, AUTISMO / TGD, ATUANDO EM EQUIPE COM OS PROFISSIONAIS DOS APOIOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS; PROPICIAR AOS ALUNOS COM AUTISMO/ TGD O ACESSO AO CURRÍCULO E A PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR; APROPRIAR-SE DAS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ADAPTAÇÕES E AVALIAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM AUTISMO/ TGD NA SALA DE AULA REGULAR.
II - CONTEÚDO: CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA REDE REGULAR AOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; COMPORTAMENTOS ESTEREOTIPADOS; RECURSOS EDUCACIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ACESSAR O CURRÍCULO; ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO E DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO COM TGD DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR; AUTONOMIA DO EDUCANDO COM TGD; PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS; REGISTROS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR.
III - METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO; LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS; APRESENTAÇÃO EXPOSITIVA; ANÁLISE DE TRECHOS DE FILMES, VÍDEOS EDUCATIVOS QUE CONTEXTUALIZAM SITUAÇÕES DE PESSOAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO, COMPARTILHANDO AÇÕES INOVADORAS PERTINENTES ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA; OFICINA DE RECURSO DE ANTECIPAÇÃO; ORGANIZAÇÃO DE ROTINA, COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DAS EMEFS E EMEFM JURISDICIONADOS A DRE SÃO MIGUEL QUE TENHAM ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD / AUTISMO) MATRICULADO EM SUAS TURMAS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS
VI - CRONOGRAMA:
TURMAS A / B: DIAS: 07/06, 14/06 E 21/06/2017 - 08H ÀS 12H.
TURMAS C / D: DIAS: 07/06, 14/06 E 21/06/2017 - 13H30 ÀS 17H30.
LOCAL: CEFOR – RUA ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, Nº 76 – VILA JACUI.
VII - TOTAL DE VAGAS: 140, SENDO 35 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 4.
VIII - REGENTES:
TURMA A - ANA PAULA MENDES GUARINHO – RF 750.239- 7 / LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO – RF: 807.406-2
TURMA B - PALOMA ROBERTA FERMINO – RF 787.224-1 / ELISANGELA DE MELO GEREZ - RF: 747.141-6
TURMA C - KARINA LEITE RENTZ – RF: 753.190-7 / KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596-1
TURMA D - ANA PAULA MENDES GUARINHO – RF: 750.239-7 / LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO – RF: 807.406-2.
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO E 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DE LINK ENVIADO POR E-MAIL PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES ESCOLARES DA DRE SÃO MIGUEL. PARTICIPAÇÃO DE APENAS UM PROFESSOR POR TURMA / HORÁRIO NO CURSO.

XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL.

CURSO MOVIMENTO ESCOLA EM AÇÃO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 23/05/2017  -  PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 20, DE 18 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE PENHA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO MOVIMENTO ESCOLA EM AÇÃO, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: POSSIBILITAR AOS PARTICIPANTES, CONHECIMENTOS QUANTO AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS CORPORAIS.
II - CONTEÚDO: RÍTMOS DANÇANTES: VIVÊNCIAS DE VÁRIOS RÍTMOS DANÇANTES TAIS COMO HIP HOP, FORRÓ E OUTROS COM O OBJETIVO DE SOCIALIZAR E PROPOR DIVERSAS EXPERIÊNCIAS MOTORAS AOS PARTICIPANTES; GINÁSTICA PARA TODOS: MODALIDADE NÃO COMPETITIVA DE GINÁSTICA QUE SE UTILIZA DE ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO A PARTIR DE CRIAÇÕES COLETIVAS COM DESENVOLVIMENTO DA SOCIALIZAÇÃO, LUDICIDADE E TÉCNICAS GIMNICAS; DANÇA CRIATIVA: NOÇÕES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, MÉTODO LABAN, ATIVIDADES DE EXPRESSÃO CORPORAL / CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA; REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO - RÍTMOS POSTURAS: AULA TEÓRICO-PRÁTICA QUE ENVOLVE DIFERENTES TÉCNICAS CORPORAIS COM O OBJETIVO DE EXPLORAR AS CADÊNCIAS RÍTMICAS, MELHORAR A POSTURA E OS GESTOS NATURAIS.
III - METODOLOGIA: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, EXPOSIÇÃO DIALOGADA E INTERATIVA, AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS EXERCITANDO E VIVÊNCIANDO AS DIFERENTES ATIVIDADES PARA APLICAÇÃO COM OS ESTUDANTES NAS ESCOLAS E CEUS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO EDUCAÇÃO FÍSICA; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO COM AULAS ATRIBUÍDAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL; ANALISTAS DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS; PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA: DIAS: 07/06, 08/06, 09/06 E 20/06/2017, DAS 18H ÀS 21H. LOCAL: SESC BELENZINHO - GINÁSIO DE ESPORTES - RUA PADRE ADELINO, 1000 - BELÉM
VII - TOTAL DE VAGAS: 40. QUANTIDADE DE TURMAS: 1. 
VIII - REGENTES: MARIANA GRIFFO – CPF. 260.673.058- 52, PAULO HENRIQUE CAVALCANTE – CPF. 345.502.858-69, THAIS CRISTINA SANTOS – CPF. 365.233.848-02, VALERIA NADAI – CPF. 277.092.068-59.
IX - CERTIFICAÇÃO: OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% COM APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO. APÓS O TÉRMINO DO CURSO, O PROFESSOR PARTICIPANTE DEVERÁ APRESENTAR JUNTO A DRE / DICEU, CÓPIA DO PROJETO A SER DESENVOLVIDO NO ANO DE 2017 NA SUA UNIDADE ESCOLAR / CEU SEDE, COM CIÊNCIA DA COORDENAÇÃO E DIREÇÃO DA ESCOLA. PARTICIPAR DO FESTIVAL REGIONAL DE GINÁSTICAS E DANÇA PROMOVIDO PELA DRE PENHA NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2017.
X - INSCRIÇÕES: NO PERÍODO DE: 30/05 A 01/06/2017, PELO LINK: https://goo.gl/forms/JbWRTGvTEez9rNa73  CONTATO: DICEU - FONE 3397-9151(54) COM SANDRA MAGRANER.

XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA / DICEU.

CURSO OPTATIVO LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 23/05/2017  -  PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 11, DE 04 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE PENHA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - NÍVEL I , CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: POSSIBILITAR O CONHECIMENTO BÁSICO SOBRE A GRAMÁTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS).
II - CONTEÚDO: HISTÓRIA E CONCEITOS DA LIBRAS; PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE O ESTUDO DE LIBRAS; A CULTURA, IDENTIDADE E COMUNIDADE SURDA; EXPERIÊNCIA VISUAL; TECNOLOGIA E ADAPTAÇÕES; COMUNICAÇÃO EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
III - METODOLOGIA: MÉTODO COMUNICATIVO, BASEADOS NA INTERAÇÃO DO GRUPO, UTILIZANDO DRAMATIZAÇÕES, JOGOS, CONTAÇÕES DE NARRATIVAS E HISTÓRIAS.
IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, LOTADOS NA DRE PENHA.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A: DATAS: 30/05; 01/06; 06/06; 08/06; 13/06; 20/06; 22/06; 27/06; 29/06 E 04/07/2017, DAS 19H30 ÀS 22H30.
LOCAL: DRE PE - RUA APUCARANA, 215 – VILA GOMES CARDIM.
VII - TOTAL DE VAGAS: 35. QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII – REGENTES: JAQUELINE PRISTELLO – CPF: 340.064.568-08.
IX- CERTIFICAÇÃO: A PRESENÇA MÍNIMA É DE 75% E O CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO ESTARÁ BASEADO NA PARTICIPAÇÃO E NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, TENDO CONCEITO SATISFATÓRIO.
X – INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS PELO LINK: https://goo.gl/forms/EpZF7sUjih8XZEm22   A PARTIR DAS 10H DO DIA DA PUBLICAÇÃO ATÉ 26/05/2017 OU ATÉ O ENCERRAMENTO DAS VAGAS OFERECIDAS. OS CONTEMPLADOS RECEBERÃO UM E-MAIL CONFIRMANDO SUA INSCRIÇÃO.

XI - ÁREA PROMOTORA: DRE PENHA / CEFAI

CURSO LINGUAGENS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 23/05/2017  -  PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 22, DE 02 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE CAMPO LIMPO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LINGUAGENS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: PROMOVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE AÇÕES COLABORATIVAS QUE POTENCIALIZEM A DESCOBERTA, A COMPARAÇÃO, A ANÁLISE, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL; REFLETIR ACERCA DO PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS REGISTRADOS EM PRODUÇÕES MULTIMIDIÁTICAS.
II - CONTEÚDO: INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA VISANDO A AUTORIA E A PUBLICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS POR MEIO DE DIFERENTES E MÚLTIPLAS LINGUAGENS. ELABORAÇÃO DE JOGOS NO POWER POINT. EXPLORAÇÃO DE EDITOR DE ÁUDIO (AUDACITY) PARA AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO, COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO – LINGUAGEM RADIOFÔNICA. ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM DIFERENTES E MÚLTIPLAS LINGUAGENS (PREZI E POPPLET). PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM FORMA DE REVISTAS ELETRÔNICAS (ISSU E FLIPSNACK). MURAL ELETRÔNICO (PADLET).
III - METODOLOGIA: ELABORAÇÃO CONJUNTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS E FORMAS DE REGISTRO UTILIZANDO-SE DE DIFERENTES LINGUAGENS MIDIÁTICAS.
IV - PÚBLICO ALVO: COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENS. FUND. II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
TURMA 1: DATAS: 03, 10 E 24/06/2017, DAS 8:30 ÀS 12:30.
TURMA 2: DATAS: 06, 13, 20 E 27/06/2017, DAS 14H ÀS 17H.
LOCAL: LAB DE INFORMÁTICA DA DRE CL – AV. JOÃO DIAS, 3763 – CAMPO LIMPO.
VII - TOTAL DE VAGAS: 60, SENDO 30 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 2.
VIII - REGENTES: CRISTINA BARROCO MASSEI FERNANDES – RF 606.213-0, LEANDRO ALVES DOS SANTOS - RF 773.189-2, RICARDO DE SOUZA - RF 721.363-8.
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO E 100% DE FREQÜÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO, POR MEIO DO LINK: https://goo.gl/forms/A2VQeJALZanh6yl43

XI - ÁREA PROMOTORA: DRE CAMPO LIMPO / DIPED